A indústria do plástico possui participação fundamental na economia, fornecendo tanto produtos acabados quanto materiais.
Com o aumento do uso do polímero a cada ano, o setor se fortalece, mas não quer dizer que não encontre desafios.
Confira abaixo 5 deles bem como a importância de vencê-los para alcançar os resultados e se destacar no mercado.
Para que o resultado do processo de moldagem atenda às expectativas, uma boa mistura é fundamental.
A mistura nada mais é que a receita da composição de materiais e sua concentração utilizada na extrusão ou na injeção de plástico.
Caso haja alteração nessa receita durante a produção, o resultado final será diferente do esperado e o trabalho pode estar comprometido.
Além disso, é preciso estar em constante busca de melhoria dessas misturas e ainda:
As aparas ou rebarbas são as sobras de material geradas durante a produção e que não serão utilizadas para aquele produto.
Podemos encontrar essas formações, dentre outros, em:
Ao perceber esse problema, o operador deve registrar a quantidade de material que sobrou, em qual molde aconteceu etc.
Ao realizar esse relatório, é possível analisar de onde vem o problema e corrigi-lo.
Uma solução nesse sentido é adotar o reaproveitamento das aparas, evitando o desperdício. Esse produto pode ser reciclado e voltar para a máquina para a produção de novos materiais.
Assim, torna-se quase 100% o reaproveitamento na indústria do plástico.
O controle de qualidade é uma realidade enfrentada por todos os setores produtivos, se mostrando ainda mais importante para a indústria do plástico.
Não basta realizá-lo, apenas, é preciso manter os registros de qualidade atualizados.
Assim, a equipe conta com maior assertividade no momento de verificar se determinado lote está dentro dos padrões para ser comercializado.
Também é importante que se registre as não conformidades encontradas em todas as etapas de produção para que os erros possam ser investigados e evitados.
A grande diversidade de peças e produtos feitos a partir dos polímeros gera um desafio para as empresas do setor: a separação de materiais para envio.
É comum a necessidade de montar uma carga com diversos produtos diferentes, sendo difícil conferir todos após a formação de pallet ou gaiola.
Essa situação pode gerar problemas na entrega aos clientes, porque pode ocorrer de enviar itens não solicitados ou mesmo em quantidade incorreta. Isso impacta diretamente a relação empresa/cliente.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas e informações sobre os termoplásticos.
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários