As mudanças no mercado de trabalho fizeram com que a antiga figura do chefe fosse, aos poucos, substituída pela de líder.
Enquanto o chefe cumpre um papel centralizador, dá ordens e se impõe pelo temor, o líder mobiliza, une a equipe em prol de um objetivo comum e se impõe pelo respeito.
Alcançar esse status, contudo, exige preparo do profissional alçado ao cargo de liderança, que deve dominar conhecimentos da área de atuação de sua empresa e de gestão.
Se sua equipe ainda não o enxerga como líder, 5 dicas vão te ajudar a mudar essa situação. Confira!
É preciso inspirar os colaboradores e conseguir uni-los para que, juntos, consigam alcançar os objetivos e metas da sua empresa.
É importante não confundir essa proximidade com se tornar o melhor amigo dos profissionais de sua equipe.
Trabalhar a empatia e a compreensão para estabelecer uma relação mais próxima contribui para que você conheça a fundo seus colaboradores e extraia o melhor de cada um.
Além disso, com essa atitude é mais fácil conquistar um ambiente de trabalho positivo e melhorar os índices de motivação.
Os princípios da liderança democrática têm sido adotados por organizações do mundo todo e de diferentes tamanhos.
Essa parte da ideia que cada indivíduo, dentro de suas experiências e conhecimentos, possui a capacidade de contribuir com os processos de tomadas de decisão.
Para isso, saber ouvir e respeitar a diversidade de opiniões é fundamental. Mas não se esqueça: a palavra final é sua.
Seus funcionários fizeram um bom trabalho? Elogie. Houve falhas no processo? Critique de forma construtiva.
O profissional deve saber quando errou e quando acertou. Essa abertura contribui para promover a confiança, aumentar o profissionalismo das relações e manter a motivação.
O líder deve estar presente no dia a dia e contribuir para o desenvolvimento das tarefas.
Em uma indústria de injeção de plástico, por exemplo, o líder deve estar ciente de todos processos. Para isso, deve conversar com os funcionários, estar a par das etapas, desde o molde, passando pelo procedimento de injeção até o produto final.
Essa atitude, além de permitir identificar habilidades e pontos a melhorar entre os colaboradores e estimula o trabalho em equipe.
Para adquirir a confiança e o respeito de sua equipe, é fundamental ser o mais transparente possível nas relações.
Dessa forma você alinhará as expectativas de todo se evitará frustrações posteriores, altamente tóxicas ao ambiente de trabalho.
É importante também evitar prometer aquilo que não terá capacidade de cumprir. Metas e objetivos devem ser explicados de forma clara.
Com essas atitudes, você será capaz de alcançar o papel de líder na prática. E contribuirá na motivação para que, junto aos seus colaboradores, cumpra os objetivos impostos.
Gostou desse artigo? Navegue pelo nosso blog, acesse outras dicas e fique por dentro da indústria de injeção de plástico.
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários