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5 dicas para conquistar a confiança de sua equipe?

Julio Bessa 26/05/2017 Nenhum comentário Outros
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5 dicas para conquistar a confiança de sua equipe?

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As mudanças no mercado de trabalho fizeram com que a antiga figura do chefe fosse, aos poucos, substituída pela de líder.

Enquanto o chefe cumpre um papel centralizador, dá ordens e se impõe pelo temor, o líder mobiliza, une a equipe em prol de um objetivo comum e se impõe pelo respeito.

Alcançar esse status, contudo, exige preparo do profissional alçado ao cargo de liderança, que deve dominar conhecimentos da área de atuação de sua empresa e de gestão.

Se sua equipe ainda não o enxerga como líder, 5 dicas vão te ajudar a mudar essa situação. Confira!

Gere confiança, alcance a liderança 

É preciso inspirar os colaboradores e conseguir uni-los para que, juntos, consigam alcançar os objetivos e metas da sua empresa.

  1. Esteja próximo aos colaboradores

É importante não confundir essa proximidade com se tornar o melhor amigo dos profissionais de sua equipe.

Trabalhar a empatia e a compreensão para estabelecer uma relação mais próxima contribui para que você conheça a fundo seus colaboradores e extraia o melhor de cada um.

Além disso, com essa atitude é mais fácil conquistar um ambiente de trabalho positivo e melhorar os índices de motivação.

  1. Saber ouvir é fundamental

Os princípios da liderança democrática têm sido adotados por organizações do mundo todo e de diferentes tamanhos.

Essa parte da ideia que cada indivíduo, dentro de suas experiências e conhecimentos, possui a capacidade de contribuir com os processos de tomadas de decisão.

Para isso, saber ouvir e respeitar a diversidade de opiniões é fundamental. Mas não se esqueça: a palavra final é sua.

  1. Dose elogios e críticas

Seus funcionários fizeram um bom trabalho? Elogie. Houve falhas no processo? Critique de forma construtiva.

O profissional deve saber quando errou e quando acertou. Essa abertura contribui para promover a confiança, aumentar o profissionalismo das relações e manter a motivação.

  1. Participe do dia a dia

O líder deve estar presente no dia a dia e contribuir para o desenvolvimento das tarefas.

Em uma indústria de injeção de plástico, por exemplo, o líder deve estar ciente de todos processos. Para isso, deve conversar com os funcionários, estar a par das etapas, desde o molde, passando pelo procedimento de injeção até o produto final.

Essa atitude, além de permitir identificar habilidades e pontos a melhorar entre os colaboradores e estimula o trabalho em equipe.

  1. Seja transparente: se prometeu, cumpra

Para adquirir a confiança e o respeito de sua equipe, é fundamental ser o mais transparente possível nas relações.

Dessa forma você alinhará as expectativas de todo se evitará frustrações posteriores, altamente tóxicas ao ambiente de trabalho.

É importante também evitar prometer aquilo que não terá capacidade de cumprir. Metas e objetivos devem ser explicados de forma clara.

Com essas atitudes, você será capaz de alcançar o papel de líder na prática. E contribuirá na motivação para que, junto aos seus colaboradores, cumpra os objetivos impostos.

Gostou desse artigo? Navegue pelo nosso blog, acesse outras dicas e fique por dentro da indústria de injeção de plástico.

Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


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