As empresas que buscam se destacar em um mercado altamente competitivo e atingir o sucesso devem se atentar aos detalhes de sua operação.
Administrar a cadeia de suprimentos corretamente é fundamental para que seu empreendimento conte com uma produção otimizada e alcance a desejada redução de custos.
Para você oferecer o melhor a seus clientes, aumente a competitividade e alavanque seus resultados.
Separamos algumas dicas para o gerenciamento da supply chain, cadeia de suprimentos ou cadeia logística, que devem ser colocados em prática desde já!
Em um cenário econômico desafiador, a busca pela aplicação das melhores práticas deve ser uma constante. As empresas devem ser ágeis e responder rapidamente aos obstáculos que surgem.
Rever o planejamento estratégico e ter coragem para realizar mudanças, inclusive na supply chain, é fundamental. Conheça 5 medidas.
1. Integração é a solução:
Para reduzir custos, prazos e problemas fiscais existentes no cotidiano de sua empresa, investir em processos e tecnologias que permitam uma melhor troca de informações com seus fornecedores é uma excelente opção.
A tecnologia é uma grande aliada nesse sentido. Envolva as áreas de TI de seu empreendimento com a de seus fornecedores-chaves e aperfeiçoe a troca eletrônica de dados. Todos os lados saem ganhando com essa ação.
2. Aprimore seu controle de estoque:
Um bom controle de estoque é fundamental. Através de uma gestão eficiente dessa área, sua empresa conquista melhor qualidade e eficiência nos serviços prestados, além de reduz custos significativamente.
A combinação de metodologias adequadas e o investimento em softwares especializados no controle de estoque é uma excelente medida que resulta em um rápido balanceamento de estoque.
3. Lean Supply Chain como saída:
Há algum tempo, o lean manufacturing (manufaturação enxuta) é apontado como ferramenta para impulsionar a produtividade em indústrias de transformação.
Mas é preciso compreender que ele funciona em toda sua capacidade quando aplicado em conjunto ao lean warehouse (armazenamento enxuto) e ao lean office (escritório enxuto).
A união dessas três ações é denominada de lean supply chain (cadeia de suprimento enxuta). Os resultados colhidos valem o esforço de implementação.
4. Repense os modelos de transporte:
O frete é um dos maiores custos logísticos de qualquer empresa. A boa notícia é que justamente nesse ponto estão as melhores oportunidades de aperfeiçoamento.
É possível aprimorar os resultados com a revisão dos modelos de contratação, de rotas, de transporte, entre outros. As mudanças provocam redução nos custos financeiros e também no tempo de entrega.
Inspire-se com nossas dicas e comece desde já a implementar as mudanças que necessita.
Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog.
Quer saber mais sobre a indústria do plástico? Acesse nosso arquivo e conheça nossos artigos anteriores.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários