Você tem problemas com o fechamento do molde na injeção termoplástica? Então é preciso averiguar a “força de fechamento”!
Na injeção de termoplásticos, a força de fechamento se refere aquela necessária para manter o molde fechado durante o seu preenchimento. Saber calcular essa força corretamente é fundamental para o sucesso do processo produtivo.
É comum, contudo, que operadores não prestem atenção a esse detalhe. Para evitar vazamentos, muitos apostam em uma força superior à necessária. Essa é uma medida de “segurança” que tem como consequência prejuízos e aumento de custos.
A força de fechamento precisa ser capaz de evitar que a força contrária exercida pelo processo de injeção abra o molde e provoque vazamento da resina, mas também não deve ser tão extrema ao ponto de provocar desgastes e quebras no molde e nas máquinas injetoras.
A Zurich, especialistas em injeção de termoplásticos, atuando no mercado desde 1980, te mostra como a força de fechamento é calculada e sua importância para o sucesso do processo de injeção termoplástica.
Continue lendo!
Na injeção de termoplásticos, a resina em forma de grânulos é adicionada à máquina injetora, onde é aquecida e posteriormente, já fundida, injetada em um molde sob alta pressão.
O molde utilizado na injeção plástica é produzido em duas partes. Essa solução torna possível abrir o molde para extrair o produto após o resfriamento dos polímeros. Conforme a resina fundida é injetada dentro do molde, essa exerce uma força contrária às suas partes.
Sem que seja exercida uma força de fechamento, o molde se abre durante a injeção dos polímeros, provocando o vazamento de resinas.
Mesmo o menor erro no cálculo da força de fechamento pode prejudicar o processo de moldagem, com deformações e alterações dimensionais, bem como levar ao desperdício de resinas, através da formação de rebarbas.
Mas se quando a força de fechamento é menor que a necessária o produto final é prejudicado, quando essa força excede o necessário, os prejuízos podem ser ainda maiores.
Entre os efeitos negativos de trabalhar com força de fechamento acima da necessária, podemos destacar:
Assim, como é possível perceber, saber calcular corretamente a força de fechamento na injeção termoplástica é fundamental para o sucesso do processo produtivo, conservação do molde e da máquina injetora.
A seguir, você vai aprender como calculá-la!
Para calcular a força de fechamento do molde corretamente, é preciso considerar as seguintes informações:
Confira abaixo como encontrar cada uma dessas informações, e depois, a fórmula da força de fechamento.
A área projetada deve considerar todas as partes projetadas sobre a placa móvel do molde (peça, canais de injeção e distribuição).
Para aqueles com múltiplas cavidades, é recomendado considerar apenas uma delas, uma vez que na fórmula da força de fechamento, deve ser informado o número de cavidades existentes.
Para descobrir a relação de fluxo, deve-se considerar o percurso de fluxo (LF), distância entre ponto de injeção e ponto da peça mais distante do eixo, e a espessura média da peça (S).
Para calcular a pressão média exercida pelo material utilizado na injeção, é necessário usar um diagrama, de forma a encontrar o ponto de intersecção entre a curva relativo ao fluxo e a linha relativa à espessura da parede. Quando você projeta esse ponto sobre os eixos das ordenadas, chega ao valor da pressão média.
Essa constante tem valor fixo associada ao tipo de material utilizado no processo de injeção.
Polímeros como PA, PS, PB, têm Km = 1, por exemplo, enquanto outros, como o PVC e PPO, apresentam Km = 2.
Com esses dados levantados, basta aplicá-los na fórmula da força do fechamento, que segue a seguinte equação:
Ff = AP x PM x KM x Ncav / 1000
Nessa fórmula:
É preciso reforçar, contudo, que as diferenças entre as temperaturas das resinas aquecidas e do molde podem afetar a pressão interna.
Quanto mais altas as temperaturas de molde e injeção, menor a pressão necessária para encher o molde. Assim, é sempre importante ficar atento a todos os fatores antes de fechá-lo.
Para aqueles que não lidam com a injeção de termoplásticos no dia a dia, todas essas informações e cálculos envolvidos em apenas um detalhe do processo produtivo, pode parecer assustador.
É por isso que na hora de escolher seu fornecedor de peças e produtos plásticos, todo cuidado é pouco. Afinal, você quer um parceiro confiável, que adote as melhores práticas e garanta a sua empresa o melhor custo-benefício.
A Zurich é especialista em injeção termoplástica. Além da ampla expertise na indústria do plástico, contamos com máquinas injetoras modernas e profissionais capacitados para entregar os melhores resultados aos nossos clientes.
Vem conversar com a gente! É só clicar aqui para entrar em contato!
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre a indústria do plástico e injeção de termoplásticos e siga as páginas da Zurich nas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades:
Até a próxima!
Publicado por Zurich
Termoplásticos
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários