Via: Mundo do Plástico
Um dos primeiros passos para quem deseja empreender ou dar um rumo novo às empresas da indústria do plástico é montar um plano de negócio que deixe registrado, por escrito, os objetivos da companhia, assim como os caminhos que devem ser seguidos por ela para alcançá-los, diminuindo assim riscos e incertezas.
O documento precisa ser uma importante fonte de informação sobre a atuação da empresa na cadeia produtiva do setor e o perfil de concorrentes e fornecedores. Por essas razões, cabe ao dono da indústria a tarefa de conhecer a fundo o seu mercado para que o plano de negócio seja capaz de facilitar a gestão da empresa.
“Esta é uma das etapas mais importantes para o empreendedor, pois é ele que vai apontar o caminho do sucesso de uma companhia ou projeto. Com o documento em mãos, o empresário pode se antecipar, evitar possíveis erros e conhecer os pontos fracos e fortes do seu negócio. Dessa forma, ele chega ao mercado com mais segurança e conhecimento”, afirma Kelly Duarte Carvalho, consultora do Sebrae-RS.
A elaboração de um plano de negócio exige o conhecimento prévio de algumas questões importantes. A principal é detalhar tudo. Quanto mais informações o gestor tiver, mais bem preparado estará para evitar imprevistos e aproveitar oportunidades que farão o negócio prosperar.
É importante analisar se as ideias colocadas no papel correspondem, realmente, à realidade da empresa. O Sebrae dispõe de ferramentas que ajudam nisso, como o método Business Model Canvas, que pode ajudar a fazer análises relacionadas à infraestrutura, oferta, clientes e finanças.
Existem muitas maneiras de montar um plano de negócio com a ajuda de ferramentas gratuitas, como o software “Plano de Negócio 3.0”, também oferecido pelo Sebrae. Ele é recomendado tanto para pessoas que têm uma ideia de negócio, quanto para quem deseja expandir o mercado de atuação da sua indústria.
Buscar o conhecimento do mercado e suas tendências também é essencial. Vale pesquisar sobre o perfil do público-alvo e, também, sobre os seus concorrentes. Uma forma de adquirir esse conhecimento é investir em um estudo prático de benchmarking, com indústrias que compartilham das mesmas atividades e processos do seu negócio.
As questões financeiras também são imprescindíveis e precisam ser mapeadas com muito cuidado. É importante verificar quais os gastos necessários para a indústria funcionar, considerando os custos com insumos, funcionários e equipamentos, além de colocar na ponta do lápis o volume de investimento inicial, a rentabilidade, o ponto de equilíbrio e a necessidade de capital de giro.
É fundamental pensar em estratégias de comunicação para divulgar a indústria. Independentemente do local ou tamanho, todos os negócios de sucesso atuais precisam ter presença obrigatória na internet. Ter um site é um passo fundamental para inserir sua empresa no mercado, aumentando o relacionamento com seus clientes e gerando leads (clientes em potencial).
Fonte: Mundo do Plástico |www.mundodoplastico.plasticobrasil.com.br
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
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