O plástico nos dias de hoje é um dos materiais mais utilizados como matéria-prima para a fabricação de diferentes produtos e com o desenvolvimento da tecnologia empregado na produção do mesmo cada vez mais são alcançados resultados de alta qualidade que devem ampliar a participação do mesmo nas linhas de produção durante os próximos anos.
Quem observa o domínio cada vez mais amplo do material e não conhece sua história pode vir a se surpreender em saber que o mesmo é utilizado pelos seres humanos a menos de 100 anos, sendo que o primeiro plástico sintético foi produzido em laboratório apenas em 1920.
Essa “demora” na descoberta se deve em muito a composição do plástico que exige condições especiais para sua manipulação correta.
Vindo das resinas derivadas do petróleo, o plástico se encaixa na família dos polímeros, que são os elementos que contam com moléculas muito grandes e possuidores de características especiais e variadas, como a ampla capacidade de moldagem e a manutenção da forma alcançada após esse processo dos polímeros plásticos.
Vale ressaltar que existem diferentes tipos de plásticos que são atualmente produzidos sendo que cada um deles é ideal a certas funções, e podem ser divididos em dois grupos principais: os termoplásticos e os termorrígidos.
Enquanto no primeiro caso os materiais derretem quando expostos a altas temperaturas podendo assim serem reciclados e reaproveitados, o mesmo não ocorre com os segundos, que contam então com uma estrutura fixa.
Uma dos motivos que explica o uso tardio do material é que o petróleo é a principal matéria prima em sua fabricação, recurso esse que passou a ser amplamente explorado especialmente no século passado com o surgimento de motores movidos a derivados do mesmo.
O petróleo é formado por uma complexa mistura de compostos que possuem diferentes temperaturas de ebulição, o que permite separá-los através de processos como destilação, sendo que dentre esses o nafta, que o subproduto utilizado na produção de plástico.
Além do petróleo e seus derivados, cada tipo de plástico existente irá contar com diferentes elementos em sua composição que irão contribuir para determinar os aspectos físicos do produto final, como a dureza, transparência, resistência, etc..
Nas linhas de produção a escolha do material que será utilizada na fabricação de produtos faz toda a diferença nos resultados alcançados, sendo que para realizar escolhas assertivas é importante conhecer a fundo os materiais e suas composições.
O plástico é atualmente uma das materiais primas mais utilizadas no mundo e ao que tudo indica deverá conquistar ainda mais espaço em um futuro breve, valendo aprofundar o conhecimento sobre o mesmo.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre a indústria do plástico.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários