(11) 4396-2343 E-mail: contato@zurichtermoplasticos.com.br

Design de moldes na injeção plástica: o que considerar

Zurich Termoplásticos 18/11/2021 Nenhum comentário Blog, Dicas, Industria do plástico
  • Compartilhe isso nas redes sociais:
Design de moldes na injeção plástica: o que considerar

Um bom design de moldes é fundamental para o sucesso da injeção termoplástica.  O desenvolvimento do molde para injeção, contudo, é um processo complexo e trabalhoso, que exige conciliar as diferentes expectativas das partes envolvidas.

Não basta que o designer siga à risca os desejos estéticos implicados ao produto final. O molde tem que ser viável financeiramente e capaz de oferecer boa durabilidade, o que exige trabalhar com sua simplificação.

Vale ressaltar que o design de moldes é um dos maiores custos na injeção plástica, de modo que trabalhar com moldes intrincados pode pressionar os custos de modo a tornar o produto inviável para o mercado. As soluções aplicadas pelo designer precisam atender aspectos produtivos e construtivos do negócio.

Para que você possa fazer escolhas conscientes, desenvolvemos este artigo, que vai te dizer o que considerar na hora de desenvolver o design de moldes para conquistar os melhores resultados com a injeção termoplástica para todos os envolvidos no processo.

Continue lendo!

 

O que considerar no design de moldes na injeção plástica? 

 

Um dos principais aspectos que deve ser considerado ao desenvolver o design de moldes é o alinhamento das expectativas de todas as partes envolvidas, o que resulta em um processo de negociação constante que se inicia antes mesmo do projeto começar a ser construído.

A simplificação máxima do molde é o princípio que guia todo o trabalho, uma vez que essa medida reduz custos, gera ganhos em produtividade e é capaz de aumentar a vida útil do molde. Cada projeto, porém, é único, de modo que não exista uma solução pronta ou definitiva quando falamos de design de moldes.

Por exemplo, um projeto desenvolvido com foco na simplificação máxima e redução de custos, pode não atender às expectativas do cliente ao que ele espera de sua peça ou produto, de modo que quando essencial para o produto, à simplificação deve ser relativizada.

Assim, a boa comunicação, inclusive com o ferramenteiro, é um aspecto imprescindível e que precisa ser considerado para conquistar bons resultados no design do molde na injeção termoplástica. Sem uma comunicação ativa e clara, as chances de que o resultado final não atenda as expectativas de ninguém são altas.

Em relação aos aspectos técnicos, é preciso considerar alguns fatores durante a elaboração do projeto. Confira a seguir:

 

Os 6 aspectos técnicos que devem ser observados:

 

1- Espessura das paredes:

 

O design do molde deve permitir que a resina plástica injetada percorra de forma fluida entre as áreas de paredes mais grossas e mais finas, evitando assim que ocorram deformações no produto.

 

2- Cavidades e gavetas:

 

A presença de cavidades e gavetas dificulta a injeção termoplástica no molde. Assim, essas soluções devem ter seu uso limitado, de forma a conquistar um processo de moldagem mais efetivo.

 

3- Ângulos e curvas:

 

Ângulos agudos tornam mais difíceis a passagem da resina plástica durante a moldagem. As curvas com ângulos abertos devem ser priorizadas, uma vez que elas facilitam a fluidez da resina no interior do molde.

 

4- Nível de Detalhe:

 

Um dos motivos da injeção termoplástica ser amplamente utilizada na indústria mundial é sua grande versatilidade. Com o design de molde correto, é possível alcançar grandes níveis de detalhes e precisão.  É preciso, contudo, que o nível de detalhe não torne a produção inviável.

 

5- Material utilizado na fabricação do molde:

 

Os moldes para injeção plástica se diferenciam também nos materiais em que são fabricados. Isso porque, diferentes tipos de resinas se adaptam e trabalham melhor com determinados materiais. Assim, é preciso escolher o material do molde com o máximo cuidado.

 

6- Ejeção do molde:

 

No design de moldes é fundamental considerar o processo de ejeção após o final da moldagem. A ejeção deve ser rápida e ocorrer de forma a não apresentar riscos de danos ao produto final. 

 

Zurich: Design de moldes que atendem suas expectativas e geram resultados 

 

A Zurich é especialista em injeção de termoplásticos, com mais de duas décadas de atuação no mercado, já produzimos mais de 7 milhões de peças plásticas, atendendo quase 500 empresas dos mais diversos setores no Brasil e exterior.

Com foco na satisfação do cliente, contamos com uma equipa altamente capacitada, maquinários e ferramentas modernas, paixão pela inovação e obstinação pela qualidade, oferecendo um rígido processo de controle de qualidade. As peças e produtos só saem de nossa fábrica se estiverem dentro dos padrões esperados.

Além disso, a Zurich congrega tudo aquilo que você precisa para produzir através da injeção de termoplásticos em um só lugar, contando com um time de designer de produtos que trabalham em consonância com o cliente e seus objetivos estratégicos, desenvolvendo as melhores soluções de design de moldes.

Quer saber o que a Zurich pode fazer pelo seu negócio? 

Vem conversar com a gente e vamos juntos desenvolver o design de molde para injeção de termoplásticos que vai levar o seu negócio para o próximo nível. É só clicar aqui para entrar em contato

Para mais informações como esta, acompanhe as nossas redes sociais:

Facebook

Youtube

Até a próxima!

Publicado por Frigocenter


0 Comentários




Deixe o seu comentário!