Com um novo modelo de negócios, que visa tanto o desenvolvimento social quanto o ambiental, o chamado “sistema B” é um movimento de mudança.
Uma empresa B tem a preocupação com a sustentabilidade e, por isso, ganha uma certificação de âmbito global, garantindo que está envolvida na solução dos problemas socioambientais atuais.
Essa definição apareceu nos Estados Unidos há mais de dez anos e está exigindo muita luta para conquistar seu espaço no Brasil. Confira mais sobre essa novidade!
Em 2006, três empresários americanos perceberam que o valor de negócio para investidores (valuation) não considera a consciência social e ambiental.
Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy criaram, então, um selo de identificação para empresas que fossem reconhecidas por impactos positivos, pensando além do lucro e visando metas sociais, ambientais e de transparência.
Para construir um movimento, fundaram o B Lab: desenvolveram uma metodologia própria, que inclui o índice Global Impact Investing Rating System (GIIRS) – em Português: Sistema de Classificação de Investimento de Impacto Global – e um processo de avaliação composto por 160 indicadores.
Mais de 1.900 empresas, de 130 indústrias, em 50 países já foram aceitas como Empresas B.
O representante do movimento na América Latina é o Sistema B, que busca organizar as empresas que estão engajadas em realizar as transformações necessárias para serem referências em sustentabilidade nos padrões atuais.
No Brasil, o selo tem 101 empresas certificadas.
De acordo com o site da organização, o sistema B têm como valores e missão:
Contanto que tenha práticas envolvendo a sustentabilidade, qualquer empresa pode ser uma Empresa B.
Certificada como B, a empresa deve se “comprometer a ter altos padrões de gestão e transparência, gerar benefícios sociais e ambientais, assim como fazer uma alteração no estatuto social, em que se comprometa a ser uma empresa PARA o mundo e não DO mundo”, segundo define a organização do sistema.
O processo inclui uma avaliação gratuita de impacto B, uma revisão da avaliação, apresentação de documentação de apoio e completa divulgação do questionário.
Mas fique tranquilo porque todos os passos são orientados por uma equipe responsável.
Vale lembrar que a aceitação e participação contínua na comunidade B Corp é de exclusivo critério do Conselho Consultivo de Normas e Conselho de Administração da B Lab.
A partir do envolvimento das empresas com as questões sociais e de sustentabilidade, o conceito de sucesso é redefinido, pois a própria sociedade irá valorizar mais as companhias que ampliarem o seu potencial de ação e apostarem no futuro.
Gostou de conhecer mais sobre as empresas B e sua relação com a sustentabilidade? Então, nos acompanhe e não perca o próximo conteúdo!
Até a próxima!
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