Via: Mundo do Plástico
Uma boa manutenção preventiva é a melhor forma de garantir que a produção das máquinas injetoras na indústria do plástico ocorra com o mínimo de intercorrências possível. A prática também é importante para aumentar a vida útil desse tipo de equipamento e também a sua produtividade.
De acordo com o engenheiro Jerônymo Lopes, da Automata do Brasil, a injetora é “um conjunto eletromecânico composto por duas partes mecânicas principais: o conjunto do fechamento e o conjunto da injeção. A injeção é a responsável por coletar a matéria-prima, na maioria das vezes, granulada (polímero), e transformá-la em plástico liquefeito, e, na sequência, injetar tal matéria-prima para dentro do molde. A unidade de injeção é o subconjunto da injeção, responsável por aproximar e afastar a injeção do molde. Ainda existe o subconjunto de plastificação e a dosagem do material, extremamente importantes para o processo. ”
Vale a pena lembrar também que, na hierarquia das máquinas, temos as injetoras manuais, hidráulicas, híbridas e elétricas, sendo que, ainda hoje, as hidráulicas representam a maioria no mercado nacional. Elas podem ser, ainda, injetoras verticais e injetoras horizontais. O tipo do processo a ser adotado é o que deve determinar o tipo de injetora a ser usado. “Nos processos que precisam de um alto rendimento, precisão de injeção e pouco consumo de energia elétrica no momento da produção, por exemplo, é interessante utilizar injetoras elétricas”, explica o especialista.
Para o engenheiro, procedimentos que exigem muita rapidez, ou seja, velocidade no momento da injeção, precisam de uma injetora horizontal com acumuladores no conjunto da injeção, ou injetoras com servo válvulas no seu sistema hidráulico. Já processos de injeção nos quais não são necessários muitos recursos tecnológicos, como a injeção de vasos plásticos para plantio e injeção de solado de calçados – em que também a matéria-prima é reciclada -, podem se beneficiar com injetoras mais simples, com poucos recursos. “Além disso, em casos como o da injeção de insertos, as injetoras verticais são uma ótima solução”, afirma o engenheiro.
Dicas para evitar problemas e realizar a manutenção preventiva de injetoras
Confira, a seguir, as dicas de manutenção preventiva de máquinas injetoras listadas pelo engenheiro Jerônymo Lopes:
Fonte: Mundo do Plástico | www.mundodoplastico.plasticobrasil.com.br
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários