Sustentabilidade é a palavra do momento.
É cada vez mais comuns encontrarmos diversos projetos criados em torno da reciclagem e do reaproveitamento.
E dessa vez o plástico, que por muito tempo foi visto como o vilão, e ainda é, pode ser usado e aproveitado para construir até mesmo estradas!
Isso mesmo: estrada de plástico!
Neste texto vamos falar sobre essa curiosa forma de utilizar e reaproveitar o plástico reciclado. Algo que pode ser bom para o planeta e para a gente, além de reduzir o desperdício desse material no meio ambiente.
A ONU (Organizações das Nações Unidas) já vem alertando para a poluição dos plásticos no planeta. Principalmente nos mares, onde as variedades de plásticos aumentam cada dia mais.
Porém, é possível diminuir a poluição causada pelo plástico.
E uma forma é utilizar essa matéria-prima para o reparo das rodovias, ou seja, a reciclagem de plástico ajuda a construir estradas.
Além disso, o asfalto ainda apresenta valores mais acessíveis do que os asfaltos convencionais.
As estradas de plástico são uma das formas de aproveitar os resíduos plásticos que diariamente desperdiçamos.
Essa é uma realidade que começa a fazer parte de nossos dias.
O objetivo, com matérias-primas como o do plástico, é que sejam readaptadas para que tenham menor impacto ambiental.
Se para você essa é uma novidade, na Índia já é realidade.
Na verdade, o país já utiliza o plástico para a construção de estradas desde o início deste século.
E por lá já foi verificado o aumento da durabilidade das estradas, segundo o sócio de uma empresa escocesa responsável pelo feito, Toby McCartney.
Este processo foi desenvolvido por Rajagopalan Vasudevan, professor de química na Universidade de Engenharia de Thiagarajar, na cidade de Madurai, e é seguido pela empresa de McCartney, que utilizou esse método em países, como Canadá, Austrália e no Reino Unido.
A possibilidade de reaproveitar os plásticos descartados para consertar buracos em rodovias ou até mesmo transformar em estrada é um trabalho transformador.
Um dos benefícios da reciclagem de plástico que pode virar estrada de plástico é que ela precisaria de menos manutenção do que o asfalto comum.
Outra vantagem é que poderia aguentar grandes variações de temperatura, entre -40ºC e 80ºC.
E mais: o seu processo de instalação e funcionamento é mais simples. Isso porque são mais leves e fáceis de transportar.
Sem contar que podem ser construídas em semanas. Além disso, podem ser ocas, facilitando a passagem de cabos e canos por dentro delas.
Muita vantagem não é mesmo?
Com todo esse processo, fica claro que as estradas de plástico, resolvem dois problemas cruciais: um deles é o lixo dos plásticos e, ainda, a má qualidade das estradas de asfalto comum.
Sem contar que o plástico pode demorar até 450 anos para se decompor, como é o caso da garrafa de plástico.
Logo, tais iniciativas e projetos realmente são bem-vindos para que diminua a poluição do planeta e, ainda, aumente a durabilidade das estradas de asfalto.
E aí, o que você achou desse trabalho?
Você acredita que estamos preparados para transformar o plástico em estrada?
Deixe sua opinião nos comentários.
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários