A preocupação com a sustentabilidade há alguns anos vem sendo uma das pautas mais relevantes e debatidas.
Parece claro que é preciso mudar nossa relação com o meio ambiente de forma a garantir o futuro de nosso planeta.
E essa responsabilidade de mudança também alcança as empresas, que devem buscar adotar práticas ligadas à gestão ambiental.
Empresas que cuidam do meio ambiente contribuem para a promoção de uma melhor qualidade de vida a todos.
E, além disso, o desenvolvimento da gestão ambiental se mostra decisivo para reduzir custos e gerar oportunidades de negócios.
Sem contar os ganhos de imagem junto ao público consumidor.
Para os novos consumidores a decisão de compra não está ligada apenas a preço e qualidade, mas a práticas e valores.
Em pesquisa do Ibope, já ficou comprovado o fato de que os consumidores que se dizem dispostos a pagar mais por produtos de empresas ambientalmente corretas.
Com a ascensão da geração conectada ao mundo do trabalho e consumo, esses fatores devem pesar ainda mais.
No que tange à gestão ambiental, a otimização do uso de recursos e procura pro materiais ecologicamente corretos são fatores importantes.
Uma empresa sustentável deve buscar o mínimo desperdício, além de adotar políticas que visem à diminuição da utilização de água, energia elétrica, entre outros.
Esses fatores impactam diretamente os custos, de forma que, além de contribuir com o meio ambiente, ainda aumentam a lucratividade.
Já não é mais suficiente, entretanto, pensar apenas no processo produtivo, mas em todo ciclo de vida do produto.
Isso significa que é preciso contar com ações que visem, também, o momento do descarte pelos consumidores.
A produção de resíduos vem sendo apontada como um dos grandes desafios ambientais desse novo século.
A sociedade de consumo atual descarta resíduos quase na mesma velocidade que consome.
Vale lembrar que, no Brasil, desde 2010, quando houve a publicação da Lei 12.305, definiu que há responsabilidade compartilhada no ciclo de vida do produto.
Na prática isso significa que as empresas também são responsáveis pelo descarte, entrando em cena a logística reversa.
Na indústria do plástico a logística reversa é capaz de apresentar excelentes resultados.
Ao colocar postos de coleta em locais estratégicos, por exemplo, as empresas tem acesso a uma grande quantidade de materiais a serem reciclados.
Esses, por sua vez, voltam às prateleiras e postos de distribuição e, novamente, são vendidos ao consumidor.
Essa é apenas uma ação.
É possível criar e realizar outras que tenham como foco a redução de resíduos.
Cuidar do planeta é obrigação de todos, inclusive das empresas, peças fundamentais para a nossa sociedade.
Adotar a gestão ambiental em sua empresa trará benefícios não apenas ao meio ambiente, mas, também, ao seu bolso e aos seus resultados.
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Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | www.injecaodeplasticos.com.br
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