Se o plástico é visto como uma ameaça para o planeta, o que muitos desconhecem é que ele é um grande potencial de reaproveitamento.
No setor industrial, o plástico emprega muito e vem faturando a cada ano.
Estamos falando da indústria de transformação de plásticos.
Saiba o que é, a importância e como envolve a injeção de termoplástico.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), em 2017, a indústria de plástico registrou alta de 2,5% com relação ao ano de 2016.
Nesse cenário positivo, também se percebeu o aumento quanto à geração de trabalho.
Segundo a Simperj, Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro, a indústria de transformação de plástico no Brasil é a quarta que mais emprega no país. São 326 mil empregos gerados no Sul e no Sudeste.
As microempresas representam 73%, as pequenas, 22%. Já as médias, 5% do mercado.
Por isso, o segmento de transformadores de plástico vem ganhando destaque no cenário nacional.
Nesse sentido, torna-se fundamental para empresários do ramo investirem em boas máquinas e profissionais qualificados que atendem às demandas do mercado e tragam eficiência operacional para garantir qualidade do material fornecido na injeção de plástico.
O termo injeção de termoplástico consiste na alta produção de uma série de itens para o desenvolvimento de outros materiais.
Um molde é usado e uma máquina injetora preenche esse molde com partículas de plástico para dar cara ao objeto.
Esse é um dos processos mais comum para produzir peças de plástico.
O plástico sintético, hoje, está entre os materiais mais utilizados na produção de bens e está presente em praticamente todos os setores da indústria.
A injeção de termoplásticos reciclados se torna importante para minimizar os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
E o plástico tem o poder de ser reciclado diversas vezes.
Inclusive, quando é utilizada a injeção de plástico e há a necessidade de tirar rebarbas e sobras de produtos, essa sobra é reciclada e passa novamente pelo processo de criação de um novo item.
Em um estudo realizado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), iniciativa da ABIPLAST e da Braskem, outas indústrias participam também dessa transformação, quando enviam seus produtos plásticos para reciclagem.
Assim, esse material é transformado em nova matéria-prima (grãos) que voltarão à cadeia produtiva para ser novamente transformado em outro produto, por exemplo com o uso de moldes da injeção de plástico.
Certamente da origem até a reciclagem do plástico há, ainda, muito potencial a ser explorado.
E você? Acredita que estamos no poder de transformação da indústria de plástico?
Deixe sua opinião nos comentários.
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | www.injecaodeplasticos.com.br
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários