A indústria náutica movimenta anualmente em torno de Cinco bilhões de reais. Aproximadamente metade desse valor se refere à venda de novas embarcações, sendo um setor econômico relevante em especial para a indústria do plástico.
Os diversos setores da economia se interligam e no caso da produção e venda de embarcações há uma ligação direta com a indústria do plástico, sendo este utilizado desde a produção de acessórios náuticos chegando até mesmo embarcações inteiras produzidas com plástico.
Mercado importante para a indústria do plástico, tendo resinas presentes desde caiaques até veleiros de longo curso aptos a dar a volta ao mundo, à indústria náutica movimenta bilhões de reais, tendo um potencial de crescimento ainda maior, afinal basta lembrarmo-nos do tamanho da costa brasileira.
Hoje os plásticos correspondem a até 3% do custo de uma embarcação de grande porte, sendo que se formos considerar o peso total do barco, a participação e importância do plástico ficam ainda maiores; em um barco de 20 toneladas, 6 são de plásticos.
A Associação Brasileira dos Construtores de Barco (Acobar) realizou uma pesquisa divulgada no ano de 2013, em que levantaram os seguintes dados à época: existiam no país cerca de 120 estaleiros formais para a produção de embarcações de 16 pés ou mais. Dessas 70% fabricavam apenas lanchas, 15% ofereciam modelos com 50 pés ou mais, 13% fabricavam veleiros, e o restante possuía produção variada.
Desde então houve importantes mudanças no cenário nacional, mas que pouco modificaram os números detalhados acima. Ou seja, há ainda diversas oportunidades para a indústria do plástico no setor náutico.
Se o plástico é utilizado na produção das mais diferentes embarcações vamos abaixo dar alguns exemplos de como isso ocorre, bem como os tipos de plásticos mais empregados em cada situação.
No caso da produção de caiaques, embarcação menor e amplamente popular, grande parte dos modelos fabricados usam o polietileno rotomoldado em sua estrutura, produzindo um resultado de qualidade que atende as normas de segurança.
Nos cascos de barcos de embarcações maiores, como iates, o composto de poliéster enriquecido com fibra de vidro, devido as suas características como, por exemplo, a ampla tenacidade, é a principal matéria prima em sua composição, que também pode conter outros reforços como a fibra de carbono.
Nas peças feitas de compostos a transformação pode vir a ocorrer de duas formas: em caso de peças menores é feita de forma manual, enquanto nas maiores é utilizado o processo de infusão. Além disso, em diversas peças internas são utilizadas uma variedade de resinas.
A indústria náutica representa um importante setor para a indústria do plástico. Conhecer a fundo as necessidades e práticas desta permite um atendimento assertivo, podendo consolidar novas e antigas parcerias.
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Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
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