Os polímeros são materiais encontrados em grande quantidade na indústria plástica. Mas, antes de entrarmos em detalhes, é preciso compreender o que são eles.
Polímero vem do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Ou seja: polímeros nada mais são do que macromoléculas, com uma unidade que se repete, chamada monômero.
Os monômeros são a matéria-prima do polímero. Eles possuem o estado líquido, sólido ou até mesmo o gasoso.
Para que haja a polimerização, é preciso que exista a “união dos elos”. Essa união acontece por meio de elos soltos de corrente, que reagem fazendo com que eles se unam e formem uma corrente íntegra, chamada de polímero.
Entenda mais detalhes sobre os polímeros e a indústria do plástico a seguir!
São os encontrados em meios naturais. Alguns dos exemplos são:
São pensados para o fim comercial e produzidos em laboratórios; a matéria-prima principal é derivada do petróleo.
Por meio dos polímeros artificiais ou sintéticos, são confeccionados:
A junção de vários monômeros dão origem aos plásticos. Sendo eles plásticos sintéticos, podem ser divididos em termorrígidos e termoplásticos:
São os materiais plásticos que assumem a sua forma rígida a partir do resfriamento, mas se submetidos ao calor, são convertidos em líquidos novamente.
O principal benefício desse material é ser reciclável, mas além disso, ele é altamente maleável e tem como finalidade a produção de filmes e embalagens.
Os materiais rígidos são produzidos por intermédio desse tipo de plástico. Eles são encontrados na produção de peças para carros, por exemplo.
Esse processo é diferente dos termoplásticos, que amolecem e fundem-se em meio a altas temperaturas.
Há polímeros que não são plásticos:
Com isso, esses polímeros naturais não conseguem ser moldados. Ou seja: quando aquecidos, eles se decompõem.
Já com os sintéticos acontece o contrário, visto que com o aquecimento eles se tornam maleáveis a novos moldes.
O setor de Engenharia de Polímeros é um dos que mais avança, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico.
No ano de 2017, a ABIPLAST presumia um significativo de 2,15% no aumento na produção.
Todos esses dados apontam o real crescimento da indústria plástica em relação aos materiais poliméricos.
A importância dos polímeros para a indústria plástica é fundamental. Isso porque a diversidade de objetos que surgem deste material, pelo processo de injeção de termoplásticos, são essenciais para a vida do ser humano.
Alguns desses objetos são:
Essa “popularidade” acontece por causa do crescimento dos plásticos injetados.
Com eles, os produtos que eram produzidos a partir de materiais tradicionais, como vidro, aço, metal e cerâmica, hoje perdem seus postos para os materiais poliméricos.
Isso porque a injeção de plásticos permite fundir esse polímero e moldá-lo de acordo com a necessidade e finalidade do produto (dando mais versatilidade na produção das indústrias dos plásticos).
Ficou claro o que são os polímeros e a importância deles para o seu dia a dia? Então, continue nos acompanhando e descobrindo mais curiosidades sobre a indústria dos plásticos.
Até breve!
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários