Grandes mudanças tecnológicas afetaram positivamente a vida da sociedade e nosso cotidiano ao longo do tempo, com as revoluções industriais.
É a evolução das máquinas a vapor, a evolução dos processos, da produção em série… da conectividade, da internet nos dias mais recentes.
E a indústria do plástico está inserida nessa revolução.
Certamente o plástico proporcionou uma economia significativa para a indústria.
Imagine em nosso dia a dia a quantidade de materiais, equipamentos de plástico que utilizamos?
Se olhar ao redor vemos praticamente tudo! Computadores, teclados, mouse, peças de celular, peças de cadeira, peças de carro… enfim, uma infinidade de coisas!
Assim, já vemos como é inegável a importância dos plásticos em nosso cotidiano.
Claro que hoje é cada vez mais importante a discussão ambiental em torno do tema, já que o plástico polui muito o planeta.
É por isso que o setor de plástico também vem evoluindo, para trazer mais praticidade para empresas e formas de reaproveitar o material, pensando em reciclagem e sustentabilidade.
Lembrando que os plásticos são divididos em termoplásticos e termorrígidos. Sendo, respectivamente, recicláveis e não recicláveis a altas temperaturas.
Assim, o termo indústria 4.0 tem sua importância também para a indústria do plástico.
O conceito de indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez não faz tanto tempo assim, na feira de Hannover Messe Internacional, na Alemanha, a principal feira de automação e tecnologia industrial do mundo (dentre outros temas abordados), em 2011.
Hoje é muito empregado em diversos setores industriais.
É tudo aquilo que temos hoje em dia em relação às inovações tecnológicas e automação de processos que se interligam em sistemas uns aos outros para se conectarem e, assim, haver um controle da produção e otimização de processos, centralizados em um computador central, por exemplo.
A Internet das Coisas é um outro termo que se encaixa nesse contexto, por conectar diversos dispositivos a um central.
É possível controlar fatores, como estoque, desempenho da máquina etc. apenas com o celular.
Essa evolução contribui para tornar as fábricas mais inteligentes, com pesquisas e busca de melhores materiais e avanço da tecnologia. Consequentemente, melhores resultados aos clientes.
Para a indústria do plástico, há a questão da evolução dos sistemas inteligentes, como a robotização para tornar o processo, a rotina, cada vez mais autônomo e sem erros.
Há até mesmo máquinas capazes de se autorregularem quando há a necessidade ou de forma programada.
E os modelos desenvolvidos hoje pensam cada vez mais nessa evolução industrial 4.0, como o mundo se comporta à ela, quais as necessidades novas que desenvolvemos para buscar melhorias e que se conversem.
E, além disso, a busca por processos mais sustentáveis e que agridam cada vez menos o meio ambiente.
É cada vez mais necessário que todas as empresas tenham como seus valores a preocupação com a conservação do meio ambiente e pensar no futuro do planeta.
Na indústria do plástico, há uma grande relação com a indústria de transformação de termoplástico.
Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais dicas e informações sobre a indústria do plástico.
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | www.injecaodeplasticos.com.br
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários