O aumento no consumo provocou um crescimento significativo na demanda da indústria do plástico.
Depois de uma leve queda em 2018, é esperado que, em 2019, tenhamos um ritmo acelerado de escalada no setor.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), a produção no país deve aumentar 2,5% ao longo deste ano, se considerarmos que os juros permaneçam baixos e não haja alteração também na carga tributária.
Já em panorama mundial, de acordo com uma matéria publicada pelo Jornal O Estado de S.Paulo, a demanda da indústria do plástico até 2050 pode chegar a 33 bilhões de toneladas.
No entanto, também é importante lembrar que o impacto ambiental causado por essa previsão pode ser drástico.
Sendo assim, a pesquisa citada mostra que há fortes políticas de reciclagem de material aliadas a esse movimento, que espera investir mais pesadamente em reaproveitamento de matéria-prima.
Sustentabilidade tem sido a palavra da vez em feiras e eventos de maior destaque no mercado de produção de plástico.
Isso acontece justamente por causa das perspectivas de crescimento do setor e das análises laboratoriais que identificaram o aumento de partículas de plástico até mesmo no sal marinho.
Você pode conferir o estudo em inglês aqui.
Ambientalistas e estudiosos estão apreensivos diante desses altos níveis de produção e alertam sobre a necessidade de repensar as estruturas.
Em resposta a essa preocupação, a indústria do plástico tem desenvolvido cada vez mais projetos a fim de diminuir o impacto ambiental gerado pelos seus produtos.
Empresas, como Braskem, BASF, Dow, Procter & Gamble, uniram-se com o intuito de combater a poluição.
A aliança recebe o nome de AEPW (Alliance to end Plastic Waste) que, em português., significa Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos).
E a tendência é a de que essa linguagem se fortaleça dentro do setor nos próximos anos.
Sendo assim, no cenário de produção da indústria do plástico nos próximos anos, ganharão mais força as empresas focarem, seus investimentos em materiais biodegradáveis.
Importante lembrar que todas essas estratégias levam tempo, e por isso, as grandes corporações já começaram a projetar suas inovações.
O aumento da consciência do consumidor a respeito do assunto também irá guiar o panorama de tendências.
Por isso é importante o papel das empresas de ajudar na conscientização das pessoas.
Como se pode ver, espera-se que o futuro da indústria sofra uma forte guinada na direção do futuro do planeta. Numa saída sustentável para um problema compartilhado por todos os setores.
E para saber mais sobre as novidades na indústria do plástico e entender como elas impactam a sua vida, cadastre-se na nossa plataforma e não deixe acompanhar as nossas atualizações.
Até a próxima!
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários