Entre os termoplásticos existentes aquele que é mais conhecido nominalmente pelo público em geral é sem dúvidas o politereftalato de etileno ou PET, sendo que essa popularização do polímero se deve especialmente ao seu uso para a produção de embalagens para refrigerantes.
Foi durante a década de 1990 que os garrafas PETs tomaram conta das prateleiras de mercados e congêneres, substituindo as embalagens de vidro e permitindo que volumes maiores da bebida passassem a ser comercializados, logo caindo nas graças dos consumidores.
Essa ligação do polímero com os refrigerantes não ocorre apenas na cabeça do público, mas é intrínseca: o termoplástico representa entre 80 e 85% das embalagens das bebidas carbonatadas, que possui nas mesmas seu principal mercado consumidor, muito embora já tenha demonstrado sua ampla diversidade de usos.
Dados levantados durante 2016, mostraram que a produção de refrigerantes no país foi 4,4% menor quando comparada a 2015, o que em partes pode ser explicado pela crise econômica que se abateu sobre o país. O menor poder de compras das famílias retiraria o produto não essencial das listas de supermercados.
Contudo, a indústria do plástico dedicada a produzir e transformar esse polímero deve entender que a queda significativa nas vendas de seu maior cliente é um risco real é que vai muito além das especificidades de nossa economia.
Isso porque a queda de consumo dos refrigerantes é um fenômeno global e presente em diferentes países, fruto de consumidores mais exigentes e preocupados com a saúde que enxergam nas bebidas uma fonte excessiva de açúcar e responsável por problemas como a obesidade infantil.
Além da recente rejeição conquistada, as fabricantes dos produtos têm passado a enfrentar cercos de governos que estimulados por recomendação da Organização Mundial da Saúde, tem aumentando os impostos sobre as bebidas açucaradas e colocado em prática restrições a locais de vendas como escolas, por exemplo.
Para a indústria do plástico que produz e fornecem embalagens voltadas às bebidas carbonatadas talvez esse seja o momento de começar a pensar alternativas e novos modelos de negócios de forma variar sua produção e assim amenizar o baque que a queda no consumo dos produtos de seu principal comprador tendem a causar nos próximos anos.
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Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
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