Desde sua descoberta os polímeros plásticos vêm se desenvolvendo ano a ano ganhando em desempenhos e possibilidades de aplicações, servindo, inclusive, como substituto de materiais e componentes que anteriormente reinavam absolutos nas cadeias produtivas.
O plástico, em suas variadas composições, é hoje uma dos materiais mais utilizados no mundo, sendo inclusive difícil adentrar em qualquer ambiente e não se deparar com algum material produzido a partir do mesmo.
Além de fornecer matéria-prima para a produção de produtos acabados, os termoplásticos ainda cumprem um papel importante na montagem de diversos produtos, cumprindo um papel destacado na composição de adesivos industriais.
Como sabemos hoje vivemos uma era onde a qualidade dos produtos fornecidos ao mercado é fundamental para qualquer empresa,o que leva a uma incessante busca pelo desenvolvimento de produtos, materiais e processos que garantam o melhor resultado possível aliado ao menor custo possível.
É justamente nesse sentido que os polímeros plásticos vêm ganhando espaço e destaque nas linhas de produção pelo mundo todo, seja como matéria-prima ou mesmo como um componente do processo produtivo, como no caso de colas industriais.
Sem a presença de solventes, as resinas termoplásticas são aquecidas até que atinjam o estado liquido, que após a aplicação nas superfícies a serem coladas se solidifica em segundos, representando um alto ganho de agilidade e de produtividade.
Mas os ganhos da utilização dos plásticos como cola vão além desses e se manifestam na qualidade do resultado final, sendo ideal para a aplicação em superfícies diversas, especialmente a madeira, e para alcançar uma colagem de alta durabilidade e resistente a força mecânica.
Entre as variações disponíveis no mercado é possível encontrar a cola industrial produzida a partir do metaloceno, EVA, PSA e APO, sendo que as melhores aplicações são na produção de embalagens, palets, móveis, rotulagem e montagem de brinquedos.
Ainda é possível encontrar versões voltadas ao uso doméstico ou em pequenos negócios, sendo amplamente utilizados para a produção de artesanatos em madeiras, por exemplo.
Sendo uma solução que apresenta um excelente desempenho associado ao baixo custo das resinas plásticas, cada vez mais a utilização dos polímeros como cola vem ganhando espaço e se consolidando como uma alternativa para atender diferentes necessidades.
O potencial do plástico parece infinito, sendo que novas aplicações e materiais são descobertos e divulgados ano a ano, mostrando que indústria do plástico, já tão essencial a economia, tende a crescer cada vez mais em importância por todo o globo.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre o mundo dos plásticos!
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários