A indústria automotiva é, sem dúvidas, um dos setores mais importantes da economia em nível mundial e movimenta grandiosas cifras anualmente.
Sua alta competitividade faz com que o setor seja um grande investidor em inovação.
Dessa forma, as montadoras procuram se destacar da concorrência e oferecer produtos de melhor desempenho aos consumidores.
Há tempos o plástico e um material amplamente utilizado na produção de peças carros por sua leveza e resistência.
Com o desenvolvimento na produção dos polímeros, a injeção de termoplásticos passa a conquistar espaço também na mecânica dos automóveis.
Uma peça que utilizamos diariamente e muitas vezes passa despercebida é o pedal para carro. E agora ele também está sendo produzido totalmente com injeção de termoplásticos.
Inicialmente, os pedais para carros eram fabricados somente com componentes metálicos.
Submetidos a um alto estresse e diferentes conjuntos de força, as peças precisam apresentar um alto índice resistência para não quebrarem facilmente, o que poderia ocasionar acidentes graves.
Desde 2013, porém, é possível encontrar em uma série de modelos de carros pedais produzidos apenas com os termoplásticos.
Prova da resistência dos novos materiais é que a alternativa chega a 2017 também aos veículos pesados de carga.
Mas, afinal, o que leva as montadoras a buscarem alternativas às peças metálicas em sua produção?
São dois aspectos principais que levam a procura pelo plástico: melhoria no desempenho e redução de custos.
Os termoplásticos, mesmo quando maciços, apresentam um leveza muitas vezes superior às peças equivalentes de ferro e metais.
Quando utilizado para fabricar peças de carro, torna os veículos mais leves, possibilitando a eles uma melhor performance.
Dessa forma, atende a um exigente mercado consumidor que busca constantemente por melhor desempenho a cada lançamento das montadoras.
Já a redução de custos é um dos maiores objetivos das empresas na atualidade.
Os materiais férricos e metálicos exigem grandes esforços em sua extração da natureza e posterior manipulação.
Com isso, mesmo componentes de menor tamanho, como os pedais, adicionam um custo considerável na produção.
Já os componentes com plástico injetado são produzidos sinteticamente e possuem um custo menor.
Outra vantagem é que o processo de injeção dos termoplásticos se destaca pela rapidez, ideal para acompanhar o ritmo da indústria automotiva.
Além disso, tem benefícios para o meio ambiente, uma vez que é uma peça de fácil reciclagem, bem como fácil estocagem pela montadora por sua leveza.
Para os próximos anos não é exagero pensar que os materiais em plástico injetado estarão ainda mais presentes no setor automobilístico e em outras indústrias.
Inclusiva há protótipos de carros produzidos totalmente a partir dos termoplásticos.
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Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
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