A indústria de equipamentos e desenvolvimentos de soluções para medicina é uma das que mais investem em inovação e pesquisa e atendem uma demanda com alto potencial de crescimento conforme a expectativa de vida aumenta e a população global envelhece.
Nesse sentido o desenvolvimento de polímeros plásticos que atendem aos altos graus de exigência que esse mercado exige se destacam, sendo cada vez mais comum que os mesmos venham a substituir metais e vidros na fabricação de materiais.
O desenvolvimento de materiais plásticos para a fabricação de componentes utilizados em procedimentos médicos se devem a possibilidade dos mesmos atenderem as grandes exigências para a utilização nesse ramo. O material precisa de alta resistência mecânica, térmica e química. Precisam ser biocompatíveis e aceitar técnicas de esterilização.
O investimento necessário para a produção desses super polímeros é alto, contudo, financeiramente os resultados são expressivos para as empresas que o desenvolvem, sendo esse um dos nichos mais promissores para a indústria do plástico.
Isso porque estudos recentes mostram que a demanda por polímeros médicos, como são chamados, alcancem até 2020 um crescimento anual médio de 5,6%, chegando a casa das 7,15 mil t ao final desse ciclo, movimentando cerca de 17,05 bilhões de euros.
O otimismo com os números se explica especialmente por dois fatores: como citado inicialmente o aumento da expectativa de vida e da idade média da população global; a substituição gradativa dos materiais tradicionais pelo plástico.
Essa substituição, na realidade, já é notória, sendo muito difícil atualmente encontrar algum procedimento médico que não utilize componentes fabricados a partir do plástico, mostrando mais uma vez a verdadeira revolução que a descoberta do material ocasionou para a humanidade.
Essa presença se dá não apenas através dos polímeros médicos mais desenvolvidos, mas também daqueles mais comuns, como por exemplo, nas bolsas de sangue e soro, nas seringas e demais peças descartáveis, embalagens de remédios, próteses e até mesmo nos pisos de PVC presentes hoje em muitos hospitais, entre muitos outros.
Quando se trata de medicina a indústria do plástico possui um amplo mercado e oportunidades a explorar no desenvolvimento de materiais e soluções que contribuam para a realização de procedimentos médicos e cuidados com a saúde, valendo a pena conhecer mais e investir no segmento.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários