É inegável que vivemos um novo momento da relação do consumidor com os produtos e marcas.
Consumir já não é mais um ato baseado apenas na equação necessidade e preço. Esses aspectos ainda são importantes, sem dúvidas.
Mas valores, cultura e posicionamento das empresas frente a diferentes questões também fazem parte desse processo.
Essa mudança já foi notada, inclusive, pelo maior teórico do marketing, Philip Kotler, que esmiuçou a questão em sua obra Marketing 3.0.
Nela o intelectual entende que o desejo genérico que habita os seres humanos é o de que o mundo seja o local ideal para vivermos.
Dessa forma, o marketing passa a ter como foco a mente, o coração e o espírito dos consumidores.
E é justamente diante desse cenário que a reciclagem do plástico passa a ser um diferencial importante.
A visão de um mundo ideal para se viver muda de pessoa para pessoa e vai de acordo com suas vivências e valores.
Para as empresas que procuram conquistar seus clientes por meio de suas posições em relação à política, causas sociais etc., é preciso entender o perfil de seu público-alvo.
Contudo, é inegável que a preocupação com o meio ambiente é um fator pulverizado que pode ser encontrados nos mais diferentes perfis.
Sendo assim, medidas, como a reciclagem do plástico, acabam se destacando por impactar positivamente uma gama de consumidores.
Para esse aspecto ficar mais claro, vale destacar o Relatório de Atividades de 2012 do instituto Akatu.
Entre os diferentes dados relacionados à visão e ao comportamento do brasileiro com práticas sustentáveis se destacam:
Embora a questão da reciclagem não seja abordada diretamente, fica clara a consciência ambiental dos consumidores brasileiros.
Essa consciência, aliás, foi confirmada no Relatório de sustentabilidade 2014-2015, da consultoria PwC, que atua em diversos países.
Segundo a pesquisa realizada, os consumidores brasileiros são os mais ecologicamente conscientes do mundo!
Dessa forma a adoção de práticas sustentáveis por parte de sua empresa não é apenas bom para o planeta, mas também para o seu faturamento.
Vale lembrar que ao trabalhar com o plástico em seus produtos, além da reciclagem, é possível destacar o maior aproveitamento da matéria-prima.
Na injeção de termoplásticos a sobra de material após a moldagem é reutilizada, evitando desperdícios nessa etapa.
A reciclagem do plástico pode ser o diferencial para sua empresa no marketing verde.
Divulgue suas ações ambientais. Sua empresa só tem a ganhar.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas e informações sobre a indústria do plástico.
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | www.injecaodeplasticos.com.br
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários