O uso dos polímeros plásticos pelos mais diferentes setores apresenta franco crescimento ao longo dos anos.
O que era para ser uma solução, porém, logo se tornou um alvo de questionamentos. Em especial pela produção de resíduos.
O plástico, quando descartada na natureza, demora centenas de anos para se decompor.
Somado ao aumento exponencial do consumo no mundo todo e, por consequência, da produção de resíduos, o material é apontado como vilão.
Ocorre, contudo, que o plástico é um dos materiais com maior aceitação da reciclagem.
Embora o percentual de reciclagem do plástico ainda esteja longe do ideal, o cenário no Brasil é promissor.
De acordo com dados do levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), o Brasil produz, anualmente, mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Desse total, mais de 13% são de plástico.
Caso a totalidade desse plástico fosse reciclado, nossa economia teria um retorno de cerca de R$ 6 bilhões.
Atualmente, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), porém, apenas 13% dos resíduos plásticos são reciclados.
E o grande responsável por isso é a falta de postos de coletas e até mesmo de políticas públicas voltadas à coleta seletiva.
Assim, é formado um grande gargalo que impede a chegada dos materiais aos recicladores.
Esses, aliás, vêm fazendo sua parte muito bem-feita ao longo dos anos, contribuindo para o otimismo em relação ao futuro.
Mapeamento dos recicladores realizado em 2016, com resultados divulgados em 2018, pela Fundação Instituto de Administração (FIA), mostram um setor maduro no país.
94% dos transformadores existem há mais de seis anos. E 79% estão em atividade há mais de uma década.
Dentre os recicladores, 49% das empresas são médias e grandes e 51% são micro e pequenas.
O levantamento ainda aponta que boa parte dos participantes da reciclagem do plástico, 43%, pretende investir em suas empresas.
Esse é um dado positivo que nos faz apostar que em breve esse mercado nacional, que já é um dos mais sofisticados do mundo, irá se desenvolver ainda mais.
Com o aumento da reciclagem do plástico, ganha o meio ambiente e ganha a economia.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas e informações sobre a indústria do plástico.
Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários