Não há dúvidas de que a sustentabilidade, já há algum tempo, é uma das principais pautas a nível mundial.
Ela tem movido acordos governamentais e as mais diversas ações de empresas e do conjunto da sociedade de forma geral.
É muito comum, entretanto, encontrarmos aqueles que criticam as iniciativas, afirmando que não podemos interromper o progresso por conta dessas questões.
Afirmam, que a redução da emissão de gases poluentes, por exemplo, é maléfica as empresas, que para atingir esse objetivo necessitariam diminuir sua produção.
Essa visão, contudo, parece ser limitada e não considerar o conjunto do cenário.
Preocupar-se com a sustentabilidade não apenas é bom para o planeta como pode ser bom para seus resultados.
A injeção de termoplásticos é, ainda hoje, apontada por ambientalistas como um processo produtivo agressivo ao meio ambiente.
Isso por conta do grande tempo que os polímeros plásticos levam para se degradar quando descartados no meio ambiente.
Além Disso, como o aumento exponencial do uso do plástico durante o último século, temos hoje verdadeiras ilhas de plástico.
Essa realidade vem demonstrando a necessidade dos participantes da indústria do plástico se preocuparem com a logística reversa.
Dessa forma, os produtores seriam corresponsáveis pelo correto descartes dos materiais após sua utilização pelos consumidores.
À primeira vista essa pode ser uma opção difícil de compreender, uma vez que exigiriam mais processos e, teoricamente, mais custo para as empresas.
Vale lembrar que os polímeros são, em sua maioria, recicláveis e, por isso, é possível preparar parte dos descartados para reutilização dos termoplásticos.
Contudo, esse não é o maior ganho possibilitado à indústria do plástico pela adoção dessa prática sustentável.
Vivemos em um mercado altamente competitivo onde as empresas não disputam mais a cabeça dos consumidores, mas, também, seus corações.
O que isso quer dizer?
Que os valores e culturas de sua empresa importam.
Atualmente vem crescendo o número de indivíduos que dizem preferir comprar de empresas que compactuam com seus valores.
Não à toa muitas marcas procuram adotar posições firmes em temas que anteriormente eram relegados.
Ou então temas sociais fortes em suas peças de comunicação.
E, e entre esses temas e posições que são importantes para o conjunto dos consumidores figura a sustentabilidade.
Já em 2012, a Nielsen, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo, confirmou esse fato.
Sua pesquisa global sobre responsabilidade corporativa, divulgada naquele ano, trazia alguns dados interessantes:
• 74% dos brasileiros preferem comprar de empresas que tenham programas de responsabilidade social.
• 46% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos que venham dessas empresas.
Em 2015, nova edição da pesquisa mostrou que houve um aumento considerável desse último índice.
Nesse ano, os brasileiros dispostos a pagar mais por empresas que tenham preocupações socioambientais aumentou para 66%.
E, com a chegada das novas gerações conectadas ao mercado consumidor, a tendência é que o índice aumente cada vez mais.
Sendo assim, a instauração de programas que visem à sustentabilidade em empresas traz ganhos significativos também para sua marca.
Quem se preocupa com o futuro de sua empresa se preocupa também com o futuro do planeta.
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Até a próxima!
Postado por: Zurich Termoplásticos | www.injecaodeplasticos.com.br
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