O uso de plástico tem aumentado no mercado. Não sem motivos, já que as resinas termoplásticas possuem muitas vantagens.
Para entender os impactos dessa tendência na economia, contamos aqui o são as resinas termoplásticas e por que elas têm sido escolhidas na produção de diversos produtos.
As resinas termoplásticas são polímeros sintéticos que, aquecidos a uma certa temperatura, podem ser moldados.
Afinal, com a ampla capacidade de moldagem, é possível que as resinas termoplásticas sejam matéria-prima de uma série de invenções, substituindo outros materiais.
A descoberta desse tipo de polímero aconteceu na década de 1920, revolucionando o mercado. Hoje a injeção de termoplástico é utilizada numa série de produtos essenciais, como canos PVC, embalagens e até na composição de eletrônicos, como celulares.
No Brasil, a produção de termoplástico tem apresentado crescimento. A crise econômica dos últimos anos impactou a indústria, de modo a provocar aumento dos preços.
No entanto, em 2018, esse valor se estabilizou. O último estudo publicado pela Abiplast mostra uma expectativa de crescimento contínuo da produção até 2023.
No mesmo período do estudo, que analisou o mercado de 2017, a produção cresceu em 3,1%. A taxa CAN, por sua vez, que corresponde à subtração das vendas externas da soma da produção + importação, cresceu em 8,4%, trazendo um panorama bem positivo pro futuro.
O aumento do uso da resina termoplástica no mercado pode-se dar graças à economia que ela proporciona na produção. Em comparação até mesmo a outros tipos de plástico, esse polímero apresenta um custo de produção mais baixo.
Além disso, sua processabilidade é mais fácil. Fator que reduz, também, o tempo de produção e traz ganhos em produtividade, o que gera, ainda, efeitos na parte econômica.
Outro ponto bastante importante é a capacidade de moldagem das resinas termoplásticas. Com essa característica, é possível dar origem a uma variedade de formatos quase infinita, tornando seu uso adequado em diversos setores.
O material pode ser reprocessado diversas vezes, de modo a permitir a reutilização e evitar descarte. O plástico injetado ainda apresenta precisão na sua moldagem e uma boa estabilidade em termos de temperatura e nas dimensões dos produtos gerados.
Com tantas vantagens, é possível entender por que tantas indústrias têm escolhido a injeção de termoplástico. Esse material já se consolidou no mercado e, de acordo com os dados que mostramos aqui, seu uso só tende a crescer.
Continue nos acompanhando para se informar sobre a indústria do plástico.
Até a próxima!
Especialista em desenvolvimento de projetos e produtos, contamos com um software e equipe focada na criação de peças plásticas com alto nível de qualidade e acabamento.
0 Comentários