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Lucro das empresas – As 4 fases do ciclo de vida do produto

Julio Bessa 06/04/2017 Nenhum comentário Economia industrial
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Lucro das empresas – As 4 fases do ciclo de vida do produto

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No processo de injeção de plásticos produzimos materiais que serão transformados em produtos acabados para atender o consumidor final.

No intuito de sua empresa atingir o máximo potencial, é fundamental conhecer a fundo o ciclo de vida dos produtos e suas quatro fases.

Esse domínio irá respaldar e permitir tomadas de decisões assertivas sobre a produção e formas de venda das mercadorias.

A injeção de plástico e o ciclo de vida dos produtos

Antes de apresentar, vale lembrar que não estamos falando do tempo de degradação de um material ou do processo fábrica->distribuidor->consumidor->descarte.

Essas questões são relevantes, sem dúvidas, mas iremos abordar outros aspectos.

O que nos interessa nesse momento é a história de uma mercadoria através de suas fases de vendas, que vai da sua introdução à retirada do mercado.

As 4 fases do produto

1. Introdução:

É a fase inicial do produto. Quando ele é introduzido ao mercado pela primeira vez.

Características dessa fase:

  • Vendas: Seu público-alvo ainda não conhece e não confia em seu produto. Não tenhas dúvidas: as vendas começarão baixas;
  • Concorrência: Se por um lado seu público ainda não conhece seu produto, por outro, nesse momento inicial, você não terá concorrência ou essa será muito baixa;
  • Lucro: Baixas vendas geram resultados financeiros nulos ou mesmo negativos. O importante aqui é persistir e não cogitar trocas e cancelamentos que podem apenas agravar o caso.

2. Crescimento:

Nessa fase seu produto começa a ser aceito pelo mercado e passa a atrair atenção dos consumidores e da concorrência.

Caracteriza essa fase:

  • Vendas: Com a aceitação e o conhecimento dos consumidores de seu produto, as vendas experimentam um amplo crescimento;
  • Concorrência: Ao observar seu crescimento, outros produtores irão perceber uma oportunidade de atuação, e sua concorrência começa a aumentar;
  • Lucro: Vendas em crescimento significam que sua operação, enfim, passará a dar lucro que, nesse momento, será crescente.

3. Maturidade:

Essa fase representa o momento que seu produto alcança o pico da demanda. É o auge e é nesse patamar que seus esforços deverão ser alocados.

É comum também que aqui as empresas busquem inovações para manter sua mercadoria no topo por mais tempo.

Como características:

  • Vendas: Nesse estágio há poucas variações na venda da sua mercadoria. Opções consolidadas entre os consumidores se manterão constantes;
  • Concorrência: Sua empresa se fortaleceu durante os estágios anteriores, e a concorrência também. Prepare-se para enfrentar fortes competidores em busca de um espaço no mercado;
  • Lucro: A tendência nesse momento é de que seu lucro se mantenha constante e positivo.

4. Declínio:

Assim como outras formas de vida, seu produto também possui um ciclo de começo, meio e fim.

A fase do declínio representa a diminuição do interesse dos consumidores por seu produto.

Como consequência, observamos o seguinte quadro:

  • Vendas: Sem o interesse dos consumidores, a queda nas vendas é fatal;
  • Concorrência: A perda de espaço no mercado também enfraquece sua concorrência. Nesse momento, muitos players se retiram do mercado;
  • Lucro: As quedas nas vendas se transformam em uma rápida queda no lucro. Caso não tome uma atitude, as chances de colher prejuízos são altas.

Agora que você conhece as 4 fases, é importante se lembrar de que não há como apontar uma média de tempo para que cada uma dessas fases ocorram.

Quantos produtos você conhece que há anos estão no auge e consolidados? Sim, a maturidade pode ser extremamente longa, tudo irá depender das ações empregadas com esse objetivo.

Por isso, conheça a funda o ciclo de vida de seus produtos. Entender em que fase cada um se encontra irá permitir que tome decisões assertivas para conquistar os melhore resultados.

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Até a próxima!

Postado por: Zurich Termoplásticos | WWW.INJECAODEPLASTICOS.COM.BR


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